Normas para Apresentação e Publicação de Trabalhos

MISSÃO: Contribuir para ampliar a produção científica e subsidiar o conhecimento na Área da Antropologia e afins.

Todos os artigos, resenhas e ensaios fotográficos, em fluxo contínuo e dossiê, deverão ser avaliados pelos pareceristas ad hoc. Cada artigo passará por 2 (dois) avaliadores, sendo submetido a um terceiro parecerista em caso de discordância entre os primeiros pareceres. Geralmente é proporcionado um prazo de 30 dias para os pareceristas avaliarem um trabalho. 

Os artigos serão publicados por ordem de submissão. Cada número do periódico deverá ser composto por no mínimo 4 (quatro) e no máximo 12 (doze) artigos, incluindo-se nisso os possíveis dossiês publicados. No caso dos dossiês, estes deverão ser compostos por no mínimo 4 (quatro) e no máximo 8 (oito) artigos referentes ao tema da proposta. As propostas de dossiê devem ser submetidas à Comissão Editorial acompanhadas de resumo explicitando a pertinência e adequação da temática apresentada. Todas as propostas de dossiê passarão por avaliação da Comissão Editorial, e seus artigos seguirão o procedimento normal de avaliação por pares.

Todas as contribuições devem ser enviadas em formato .doc (exceto ensaios fotográficos) através do e-mail revistaequatorial@gmail.com (com cópia para equatorial@cchla.ufrn.br), conforme as normas a seguir:

Artigos inéditos
Os artigos devem conter um resumo na língua do texto (português ou espanhol) de até 300 palavras e até 5 palavras-chave, bem como um abstract (em inglês) de até 300 palavras e com até 5 keywords, em espaçamento simples. Os artigos devem apresentar um mínimo de 12 páginas e um máximo de 30 páginas, inclusas as referências bibliográficas. Os resumos e as palavras-chave devem ser encaminhados em arquivo à parte do artigo, conforme indicado abaixo.

Resenhas
As resenhas devem apresentar um mínimo de 04 e um máximo de 07 páginas. As resenhas devem apresentar 03 palavras-chave ao final. O título da resenha deverá ser acompanhado do título da obra resenhada, seguido pelo nome e sobrenome do autor da obra, conforme referência bibliográfica completa. Na linha abaixo, constará o nome do resenhista, tudo em negrito. Apenas resenhas de livros publicados nos últimos 5 anos poderão ser aceitas para publicação na revista.

Entrevistas
As entrevistas devem ser desenvolvidas em forma de diálogo, com um mínimo de 05 e um máximo de 15 páginas.

Traduções
Deverão ser acompanhadas de autorização por escrito do(a) autor(a) permitindo sua publicação em português e da editora detentora dos direitos de edição da publicação original. Serão aceitas traduções de trabalhos relevantes e indisponíveis em língua portuguesa. As traduções devem apresentar título e nome(s) d(os/as) autor(es/as). Devem ainda ser acompanhadas de cópia do original utilizado na tradução. Todas as traduções passarão por uma avaliação junto à Comissão Editorial.

Ensaios Fotográficos
Os ensaios fotográficos, com enfoque etnográfico, devem ser enviados em formato .jpg, .gif ou .png. Os ensaios fotográficos devem apresentar um mínimo de 05 e um máximo de 10 fotos, cada uma em um arquivo de, no máximo, 05 megabytes. As fotos devem apresentar título e o ensaio deve ser precedido de texto explanatório de 05 a 10 linhas.


NORMAS PARA SUBMISSÃO DO MATERIAL:

Todos os trabalhos enviados à Revista Equatorial serão avaliados pela Comissão Editorial, que selecionará o material a ser avaliado pelos parecerista ad hoc para, conforme o caso, a sua posterior publicação na revista. Serão emitidos dois pareceres anônimos pelos parecerista ad hoc que indicarão a aceitação, recusa ou aceitação mediante alteração do material analisado. As alterações requeridas devem ser efetuadas pelos autores para que os seus trabalhos sejam publicados. Os autores que não cumprirem as Normas de Publicação da revista não terão os seus trabalhos aceitos. Os autores devem observar as normas gramaticais vigentes da língua portuguesa ou espanhola, conforme o caso, para que os seus trabalhos sejam aceitos.

1 – Serão aceitos artigos, resenhas, entrevistas e ensaios fotográficos em Português e Espanhol.

2 – Todos os atigos deverão ser enviados em formato .doc ou .docx, com subdivisões claras entre título principal, subtítulo 1 e subtítulo 2, quando houver. Todos os artigos deverão conter um resumo de até 300 palavras na língua escolhida (português ou espanhol), com até 5 palavras-chave, e outro em inglês seguido por até 5 keywords, em espaçamento simples.

3 – Todos os trabalhos devem utilizar fonte Garamond 12, com textos justificados, papel A4, margens superior e esquerda de 03 cm, margens inferior e direita de 02 cm.

O espaço entrelinhas deve ser de 1,5. A linha de abertura dos parágrafos deve ter espaçamento à esquerda. A identificação dos parágrafos deverá ser feita por meio de quebras de linha (uma linha em branco entre os parágrafos).

Qualquer palavra a ser destacada no corpo do texto aparecerá em itálico. As aspas serão reservadas para citações. Citações acima de 03 linhas deverão ser destacadas do corpo do texto por meio de parágrafo independente, sem aspas, com recuo de 04 cm à esquerda e entrelinhamento simples, reduzindo-se a fonte para Garamond 11.

Título: Garamond, tamanho 16, negrito, apenas a primeira letra deve ser maiúscula;
- 1º Subtítulo: Garamond, 14, negrito, apenas a primeira letra deve ser maiúscula;
- 2º Subtítulo: Garamond, 12, negrito, apenas a primeira letra deve ser maiúscula;

Citações e referências bibliográficas deverão estar de acordo com as normas da ABNT.

A menção a autores no corpo do texto deve seguir os modelos: Sobrenome do autor (ano), (SOBRENOME DO AUTOR, ano) ou (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. número da página). Diferentes títulos de um mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (SANCHIS, 2001a), (SANCHIS, 2001b).

Ao citar entrevistas ou depoimentos feitos durante o trabalho de campo, colocar as iniciais do entrevistado ou nome (fictício ou não) e, se relevante, outras informações do entrevistado, como o tipo de coleta, a data e o local. Ex.: (A.B., entrevista, 01/05/2009, Natal).

As notas devem ser numeradas em ordem crescente, em algarismos arábicos, e dispostas no final do texto, após as conclusões e antes das Referências bibliográficas. Devem estar em fonte Garamond 10, separadas do texto por espaço simples de entrelinhas e por um traço contínuo de 03 cm a partir da margem esquerda. As notas devem ser reservadas para comentários sobre o texto e não para referências bibliográficas.

As referências bibliográficas devem vir ao final do texto, contendo apenas as obras citadas e referidas no trabalho, obedecendo ao seguinte padrão:

No caso de livros: sobrenome do autor em letra maiúscula, nome do autor. Título do livro em negrito. Local de publicação: Editora, ano. Edição.
Ex.: BECKER, Howard S. Outsiders: studies in the sociology of deviance. New York: The Free Pess, 1973.

No caso de coletânea: sobrenome do autor em letra maiúscula, nome do autor. Título do texto. In: sobrenome do autor em letra maiúscula, nome do autor (org.). Título do livro em negrito. Local de publicação: Editora, ano. Edição.
Ex.: REVEL, Jacques; PETER, Jean-Pierre. O corpo: o homem doente e sua história. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre (orgs.). História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.

No caso de até 03 autores, separar os nomes por ponto e vírgula. No caso de mais de 03 autores, utilizar o primeiro nome seguido da expressão et al. em itálico.
No caso de artigo em periódico: sobrenome do autor em letra maiúscula, nome do autor. Título do texto. In: Título da revista em negrito, local de publicação, volume, número do periódico, páginas, mês e ano. Caso o periódico seja eletrônico, indicar ao final o endereço de acesso e a data conforme o exemplo abaixo.
Ex.: OLIVEIRA, Jainara Gomes de. Quando o armário é aberto: confiança e segredo na experiência da amizade. In: Revista Equatorial, Natal, v.2, n.3, pp. 13-35, ago/dez, 2015. Disponível em: (endereço eletrônico da revista). Acesso em: 30 dez 2015.

No caso de artigo em jornal: sobrenome do autor em letra maiúscula, nome do autor. Título do texto. Título do jornal em negrito, local de publicação, dia, mês e ano. Caderno, página inicial e final. Caso o jornal seja eletrônico, indicar ao final o endereço de acesso e a data conforme o exemplo anterior.
Ex.: TOURAINE, Alain. O recuo do islamismo político. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 set 2001.Mais!, p. 13.

No caso de tese ou dissertação acadêmica: sobrenome do autor em letra maiúscula, nome do autor. Título em negrito. Diss. (mestrado) ou Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação, universidade, ano.
Ex.: SABINO, César. Os Marombeiros: construção social de corpo e gênero em academias de musculação. Diss. (mestrado). PPGSA, UFRJ, 2000.

Caso a fonte se encontre em CD-ROM, informar após o último item listado na referência.
Ex.: BECKER, Howard S. Outsiders: studies in the sociology of deviance. New York: The Free Pess, 1973. CD-ROM.

4 – O autor de cada artigo será o responsável pelo seu conteúdo, não cabendo aos editores ou à Comissão Editorial qualquer censura ou responsabilidade.

Política de Direitos Autorais
É compulsório que o autor envie por escrito um Termo de Compromisso se responsabilizando pelo conteúdo divulgado no seu ensaio fotográfico, ou artigo que contenha fotos. Tal termo de compromisso só se refere aos ensaios fotográficos e aos artigos que contenham fotos. Para os demais não há necessidade do termo de compromisso.

Endereço para Encaminhamento
Todas as contribuições devem ser enviadas em formato .doc ou .docx (exceto ensaios fotográficos) através do e-mail equatorial@cchla.ufrn.br.


PERIODICIDADE

A Revista Equatorial terá periodicidade semestral. Artigos, resenhas, traduções, entrevistas e ensaios fotográficos poderão ser enviados para submissão em qualquer momento do ano.

EXIGÊNCIAS E PADRÃO DOS ORIGINAIS, A SEREM ENCAMINHADOS PARA APRECIAÇÃO E PUBLICAÇÃO

a) O material a ser encaminhado para apreciação e publicação deve ser enviado em dois arquivos separados, como abaixo especificados:

1- Preparar um documento exclusivo para o resumo (na língua em que o texto for escrito) e um abstract (em inglês).

2- Preparar outro documento, em que a 1ª página contenha a folha de rosto, com o título do trabalho, nome do(s) autor(s), endereço completo de referência, titulação, filiação institucional, e-mail e telefone para contato, e que, na 2ª página seja iniciado o texto antecedido do título do trabalho, sem identificação do(s) autor(s).